quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Apóstolo Paulo em Filipos - 2ª parte

Hoje daremos continuidade a nossa viagem junto ao apóstolo Paulo à cidade de Filipos. Nossa viagem começou no versículo 13 do capítulo 16 do livro de Atos. Como havíamos dito em postagem anterior, Paulo e seus amigos saíram num sábado à beira dum rio para orar. Chegando lá, encontraram algumas mulheres, e lhes falaram a respeito da mensagem do evangelho. Dentre elas, havia uma, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, a qual abriu o seu coração para ouvir a Palavra de Deus em seu coração. Depois disso, ela e sua família receberam de bom grado a mensagem evangelística e, num ato de confissão de fé, foram às águas batismais. A atitude piedosa de Paulo e seus amigos missionários foi tão agradável à família de Lídia qua a mesma os convidou para se hospedarem em sua casa por alguns dias (At 16.13-15). Esse pequeno trecho é rico em detalhes e teceremos alguns comentários a respeito deles.
O texto nos diz que havia algumas mulheres à beira do rio. Certamente lavavam roupas no local e, dentre elas, estava Lídia, uma vendedora de púrpura, uma espécie de tinta usada naquele tempo. No versículo 14 observamos que Lídia "servia a Deus" e o "Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia." Talvez Paulo começasse a falar e algumas mulheres não lhe dessem a devida atenção, mas havia uma Lídia entre elas.
Às vezes isso também acontece conosco. Pensamos que nossas palavras não surtem efeito, que ninguém nos ouve, pois aparentemente não há mudança imediata. Porém, o Senhor preparará alguém para estar atenta ao que falamos e, a partir dela, outros serão transformados. Lídia já servia a Deus, como diz o versículo 14, mas certamente ainda faltava algo para que ela assumisse um compromisso maior com Ele. E isso pôde acontecer depois das palavras de Paulo. Lídia não apenas tomou a decisão como também toda "a sua casa", nos mostrando o quanto é valioso o que fazemos por uma pessoa, por mais simples que ela possa parecer.
Sejamos cônscios de que nossas palavras não são vãs no Senhor. Deus irá fazer prosperar, gerando frutos inimagináveis nas mais diversas vidas alcançadas por elas. Creia somente.
Em breve postaremos mais uma parte dessa linda mensagem. Viva um Cristianismo Equilibrado.

Um comentário: